Por que tanto se insiste que temos que ter um bom alongamento das pernas? Que é preciso alongar a parte posterior das pernas e coxas para manter a coluna saudável?
Pois bem, este grupo de músculos, chamado de ísquiotibiais, tem sua origem na pelve e seguem até a altura do joelho e podem sim auxiliar no alívio da dor lombar e ainda atuar na prevenção da lombalgia, desde que bem alongados. Porque com boa flexibilidade estes músculos diminuem a tensão na pelve (do quadril), que é a base da coluna lombar.
É lógico que nem todas as dores nas costas são causadas pelo aumento da tensão na pelve pelos ísquiotibiais. Existem lesões articulares, discais, ligamentares, musculares e ainda lesões por trauma na coluna vertebral. Mas todas podem sofrer influencia da retração dos músculos posteriores da coxa.
Portanto, ter os músculos de suas pernas bem alongados é sempre importante para manter a coluna lombar livre de dor.
Como a maioria das atividades, existem regras a seguir para que os alongamentos sejam seguros. O alongamento pode ser extremamente perigoso e prejudicial se feito incorretamente. É extremamente importante seguir as orientações, tanto para a segurança quanto para maximizar os potenciais benefícios do alongamento.
• Respire. Não prenda sua respiração. Além de elevar a pressão arterial, deixa o indivíduo mais tenso. Quanto mais tranquila for sua respiração e mais relaxado você estiver melhor será o resultado do seu exercício de flexibilidade.• Nunca force um alongamento além do ponto de leve desconforto. Esticar os músculos tensos vai ser incômodo, mas você nunca deve sentir qualquer dor aguda ou súbita. Se isso acontecer, pare imediatamente, você está indo longe demais.
• Seja consistente. Alongue-se por alguns minutos a cada dia e gradualmente aumentarão a flexibilidade e a amplitude de movimento.• Use roupas soltas e confortáveis. É óbvio que é muito mais difícil de se esticar se suas roupas estão apertadas e restringindo o movimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário