quinta-feira, 17 de março de 2011

Tratamento pra Hérnia de Disco.

    A extrusão do disco é quando o anel fibroso (a membrana que envolve o disco) se rompe e esta é a famosa hérnia de disco. Nestes casos o tratamento pode ser cirúrgico, uma vez que os anéis fibrosos não se reconstroem. São cirurgias delicadas e evolvem riscos. A opção por este tipo de tratamento deve ser uma decisão tomada junto com seu médico e todos os riscos devem ser avaliados.

    Na Fisioterapia trabalha-se para aliviar os sintomas causados pela hérnia, almejando um intervalo cada vez maior entre as crises de dor e que elas sejam cada vez mais amenas.  Quando há protrusão de disco (que é o deslocamento do núcleo, sem ruptura da membrana) o tratamento é somente fisioterapêutico, pois existem várias técnicas capazes de influenciar na posição do disco e na redução e eliminação do quadro sintomático.
O tratamento ideal será traçado pelo seu Fisioterapeuta, que irá avaliar entre diversos itens, as suas atividades diárias, seu perfil psicossocial, suas atividades físicas e sua postura.

Existem vários métodos para tratamento de hérnia de disco. Entre eles estão:

- RPG: Atua nas correções dos desvios posturais e na consciência corporal.
- Pilates: Trabalha a estabilidade da coluna pela força dos músculos profundos que sustentam a coluna.
- Terapia Manual: Age nos discos, nas vértebras e nos músculos envolvidos, nos ligamentos intervertebrais através de manipulação.



   Converse sempre com seu Fisioterapeuta, não tenha medo de questionar, exija respostas coerentes, pesquise, escolha um profissional que você confia. O bom resultado do tratamento depende não só de uma técnica bem aplicada, por um profissional responsável e especializado, mas também de você, que o escolhe e que se compromete a cuidar de sua postura e de seus hábitos também fora da clínica onde você é tratado.

A prevenção é uma importante arma e conversaremos sobre ela mais adiante.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Hérnia de Disco

           Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que aproximadamente 80% dos adultos sofrerão pelo menos uma crise aguda de dor nas costas durante sua vida, e que 90% dessas pessoas apresentarão mais de um episódio. Ou seja, há grandes chances de em algum momento da vida você ter dor nas costas.
Dentre as causas dessas dores, está a hérnia de disco, que muitas vezes vem acompanhada da dolorosa compressão nervosa. Mas afinal, o que é hérnia de disco?
Entre as vértebras de nossa coluna, temos os discos intervertebrais, que é uma placa cartilaginosa que forma uma “almofada” que serve como um amortecedor da coluna.
A hérnia de disco acontece quando há uma projeção da parte central do disco intervertebral, chamado de núcleo pulposo que vai além de seus limites normais. Quem delimita esses limites normais, são os aneis fibrosos que envolvem e protegem o núcleo.



Existem também as protrusões de disco, que pode vir ou não acomponhada de compressão nervosa, elas são semelhantes àquilo que acontece na hérnia, mas sem o extravasamento total do núcleo pulposo pelos aneis fibrosos.
A herniação ocorre geralmente póstero-lateralmente, em virtude da falta de ligamentos que sustentem o disco nessa região. Podem acontecer em toda coluna, mas são mais frequentes na região cervical e na região lombar.
Tanto a protrusão discal, quanto a hérnia de disco são lesões traumáticas, que não necessariamente estão associadas com quedas ou acidentes automobilísticos. Um simples esforços ao levantar uma objeto pesado do chão de maneira inadequada, já é, por exemplo, o suficiente para a hérnia lombar acontecer.
Cuide muito bem de sua coluna! Mas não fique assustado... Há tratamento e já vamos conversar sobre isso.