A extrusão do disco é quando o anel fibroso (a membrana que envolve o disco) se rompe e esta é a famosa hérnia de disco. Nestes casos o tratamento pode ser cirúrgico, uma vez que os anéis fibrosos não se reconstroem. São cirurgias delicadas e evolvem riscos. A opção por este tipo de tratamento deve ser uma decisão tomada junto com seu médico e todos os riscos devem ser avaliados.
Na Fisioterapia trabalha-se para aliviar os sintomas causados pela hérnia, almejando um intervalo cada vez maior entre as crises de dor e que elas sejam cada vez mais amenas. Quando há protrusão de disco (que é o deslocamento do núcleo, sem ruptura da membrana) o tratamento é somente fisioterapêutico, pois existem várias técnicas capazes de influenciar na posição do disco e na redução e eliminação do quadro sintomático.
O tratamento ideal será traçado pelo seu Fisioterapeuta, que irá avaliar entre diversos itens, as suas atividades diárias, seu perfil psicossocial, suas atividades físicas e sua postura.
Existem vários métodos para tratamento de hérnia de disco. Entre eles estão:
- RPG: Atua nas correções dos desvios posturais e na consciência corporal.
- Pilates: Trabalha a estabilidade da coluna pela força dos músculos profundos que sustentam a coluna.
- Terapia Manual: Age nos discos, nas vértebras e nos músculos envolvidos, nos ligamentos intervertebrais através de manipulação.
Converse sempre com seu Fisioterapeuta, não tenha medo de questionar, exija respostas coerentes, pesquise, escolha um profissional que você confia. O bom resultado do tratamento depende não só de uma técnica bem aplicada, por um profissional responsável e especializado, mas também de você, que o escolhe e que se compromete a cuidar de sua postura e de seus hábitos também fora da clínica onde você é tratado.
A prevenção é uma importante arma e conversaremos sobre ela mais adiante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário