Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima-se que aproximadamente 80% dos adultos sofrerão pelo menos uma crise aguda de dor nas costas durante sua vida, e que 90% dessas pessoas apresentarão mais de um episódio. Ou seja, há grandes chances de em algum momento da vida você ter dor nas costas.
Dentre as causas dessas dores, está a hérnia de disco, que muitas vezes vem acompanhada da dolorosa compressão nervosa. Mas afinal, o que é hérnia de disco?
Entre as vértebras de nossa coluna, temos os discos intervertebrais, que é uma placa cartilaginosa que forma uma “almofada” que serve como um amortecedor da coluna.
A hérnia de disco acontece quando há uma projeção da parte central do disco intervertebral, chamado de núcleo pulposo que vai além de seus limites normais. Quem delimita esses limites normais, são os aneis fibrosos que envolvem e protegem o núcleo.
Existem também as protrusões de disco, que pode vir ou não acomponhada de compressão nervosa, elas são semelhantes àquilo que acontece na hérnia, mas sem o extravasamento total do núcleo pulposo pelos aneis fibrosos.
A herniação ocorre geralmente póstero-lateralmente, em virtude da falta de ligamentos que sustentem o disco nessa região. Podem acontecer em toda coluna, mas são mais frequentes na região cervical e na região lombar.
Tanto a protrusão discal, quanto a hérnia de disco são lesões traumáticas, que não necessariamente estão associadas com quedas ou acidentes automobilísticos. Um simples esforços ao levantar uma objeto pesado do chão de maneira inadequada, já é, por exemplo, o suficiente para a hérnia lombar acontecer.
Cuide muito bem de sua coluna! Mas não fique assustado... Há tratamento e já vamos conversar sobre isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário