FUGINDO DA ROTINA DOS EXERCÍCIOS TRADICIONAIS PARA ESTABILIZAR A COLUNA
Equilíbrio, força, resistência muscular, emagrecimento, velocidade, postura, coordenação motora e flexibilidade, são alguns dos benefícios obtidos com o treinamento funcional. Com uma abordagem diferente da fisioterapia tradicional e dos exercícios habituais de musculação e ginástica, o treinamento funcional promete ser o futuro do exercício físico, pois trabalha de forma muito mais abrangente e mais prazerosa para seus praticantes.
Febre nos EUA, nesta modalidade de exercícios, os indivíduos não exercitam músculos isolados, e sim movimentos complexos que envolvem várias articulações ao mesmo tempo. Isso faz com que haja uma exigência motora muito maior e, consequentemente, muito mais benefícios.
A estabilização é uma das chaves para a prevenção de lesões articulares, principalmente de coluna. Para realizar movimentos efetivos e seguros do ponto de vista biomecânico, o equilíbrio no desenvolvimento entre mobilidade e estabilidade articular é fundamental. A região do central do corpo é priorizada em qualquer programa de reabilitação e treinamento. O treinamento foca no fortalecimento dessa região, o CORE, potencializando a sua estabilidade.
A ativação dos estabilizadores é fundamental para a saúde e para a perfeita atvidade da coluna. Ativar a musculatura profunda da coluna garante proteção ás vértebras durante movimentos e também a manutenção da boa postura.
Esse tipo de treinamento é indicado para homens e mulheres, de todas as idades e de todos os níveis de condicionamento:
- Mulheres em busca de um corpo bonito;
- Atletas de fim de semana: prevenção de lesões e melhora do rendimento esportivo;
- Atletas profissionais: tenistas, lutadores, surfistas, jogadores de futebol, corredores etc, que buscam uma melhora da sua performance esportiva, além de prevenir lesões;
- Donas de casa que buscam mais vigor em suas atividades;
- Idosos: prevenção de quedas e maior independência em sua vida;
- Crianças: treino lúdico para aprimorar as habilidades e o desenvolvimento motor;
- Sedentários: melhora da condição física geral.