Com temperaturas tão baixas no sul do Brasil percebem-se consultórios cheios e que queixas de dor em pessoas com dores crônicas aumentam significativamente.
A ciência não explica com convicção o motivo e profissionais da saúde e pesquisadores ficam divididos na crença de que a queda de temperatura influencia na dor. Algumas pesquisas confirmam que o processo de dor pode ser modulado pela alteração do clima. Mas ainda há poucos estudos a esse respeito.
As baixas temperaturas provocam constrição vascular, prejudicando a circulação do sangue no corpo. Ou seja, os músculos se contraem involuntariamente e o sangue sai dos membros em direção ao tronco para que nossa temperatura permaneça constante. Essa seria causa de termos maior sensibilidade à dor nos dias frios.
Essa contração muscular também pode fazer com que algumas regiões tornem-se mais doloridas pois o aumento (excessivo) da tensão no músculo gera dor e a dor aumenta a tensão muscular e vira um ciclo vicioso de Dor- Tensão.
Com o frio o líquido sinovial, que é responsável pela nutrição e lubrificação das articulações, torna-se mais espesso, e pode haver um prejuízo nos movimentos e provocar mais desconforto articular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário