Bom, não estou aqui pra contar a história do Pilates, do seu Joseph Humbertus, de como foi criado e o porquê. Vou só responder a pergunta que eu mais escuto: Esse negócio de Pilates... Funciona?
SIM! Os resultados são excelentes tanto para Postura quanto para a estética.
Mas vamos esclarecer alguns pontos.
O Pilates é um método de reeducação postural. E como tal, muito eficiente. Atua no realinhamento corporal, na estabilização articular, na conscientização do corpo, no controle da respiração, no equilíbrio e na coordenação motora. Isso tudo trabalhando força muscular de musculatura profunda e alongamento.
Pilates não é um potente “emagrecedor”.
Pilates não te transforma na Luiza Brunet, nem na Débora Secco, nem na Madonna. Tem como consequência um benefício estético devido ao trabalho de força muscular sem estimular a hipertrofia. Portanto, ele ajuda bastante na melhora da aparência, na conquista de um corpo mais bonito e saudável. Os resultados são incríveis. Mas respeite seu biótipo, converse com um nutricionista e com um profissional da educação física para te orientar nos exercícios aeróbicos. E caso ainda queira ser transformada no “corpinho da celebridade” acrescente na lista a visita ao dermatologista, ao cabeleireiro, ao cirurgião plástico, ao psicólogo e a alguém que mexa muito bem em photoshop.
Pilates não faz milagres. É preciso fazer força, alongar, respirar e experimentar os desafios de novos exercícios para ver os seus benefícios. Os resultados do Pilates dependem do esforço do aluno durante as aulas, da frequência e de como reage seu organismo aos estímulos impostos. Do mesmo modo pensamos a respeito do tempo que este resultado leva para “aparecer”.
Experimente o Pilates, mas só continue se gostar e se adaptar a esta atividade. O Sr. Joseph já dizia que o exercício deve te proporcionar o máximo de prazer com o mínimo de esforço.
Cuide com instrutores mal formados. Nós, professores, temos que promover um treino equilibrado e adequado para cada aluno.