quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Boa Postura!


   A postura sofre influências providas da visão, do sistema vestibular, e de receptores nos músculos, articulações, ligamentos e tendões, que informam o SNC (Sistema Nervoso Central) o grau de tensão a que estão sendo submetidos e retransmitem essa informação de volta para os mesmos permitindo que consigamos o equilíbrio conscientemente ou inconscientemente. E este é a chave para a boa postura.

   A boa postura além de prover uma melhor aparência física, é importante para melhorar a eficiência dos movimentos do corpo. Tem importância na prevenção de uma série de alterações músculo-esqueléticas, pois um indivíduo bem alinhado não sobrecarrega nenhuma das cadeias musculares, evitando consequentes dores.

   A avaliação postural é realizada estaticamente e dinamicamente pelo fisioterapeuta, que irá caracterizar o paciente de acordo com as condições morfofuncionais encontradas. E assim prescrever o tratamento postural ideal e encaminhar para os demais profissionais que possam estar envolvidos neste trabalho interdisciplinar.

   Há diversas técnicas à disposição para buscar o reequilíbrio postural. A escolha é baseada na avaliação clínica, fisioterapêutica e nas condições físicas do paciente. Algumas delas são a RPG (Reeducação Postural Global), o Pilates e o Isostretching.

Nenhum comentário:

Postar um comentário